JC e-mail 4033, de 17 de Junho de 2010. | ||||||||
|
Ministério da C&T e Fundação Cousteau assinam acordo de cooperação
Nossa avaliação do evento
Tivemos mais de 100 pessoas que assistiram à alguma atividade do Dia do Oceano. Para nós, foi um grato prazer ver o auditório cheio de pessoas interessadas em conhecer mais sobre o Mar. Vimos também que temos muitas outros projetos em áreas que nem imaginávamos. Isto sim representa nossa idéia de CIÊNCIAS DO MAR e demonstra nosso acerto na proposta do evento.
Esperamos que em 2011este evento tenha nova edição e que, ao invés de um único dia, possamos realizá-lo em 2 ou 3 dias, aumentando a participação de todos e as atividades propostas.
Gostaríamos de agradecer à Direção da FFP/UERJ pelo apoio e cessão do espaço, à empresa Seaprojects por sua contribuição na Mesa Redonda, trazendo-nos sua experiência assim como pelo apoio à confecção do material de divulgação e pelo lanche oferecido.
Agradecemos também ao Prof. Paulo Paiva (IB-DZOO-UFRJ), à Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, representado pelo Capitão Tenente, Mestre e Doutorando em História Marcello Loureiro e ao Instituto Rumo Náutico (Projeto Grael) representado pelo Oceanógrafo Vinicius Palermo. Com toda a certeza, as contribuições de vocês foram importantíssimas para mostrar as interações possíveis nas Ciências do Mar.
E muito importantes também para o sucesso do evento foi a participação dos estagiários e técnicos dos Laboratórios, preparando o lanche, no suporte a tudo que foi necessário. Vocês também foram parte fundamental do sucesso.
Agora aguardamos sugestões e idéias e já fica aqui o convite para o DIA DO OCEANO 2011.
Um abraço a todos,
a Comissão Organizadora
AGORA É HORA DE HOMENAGEAR UM DOS MAIORES AMANTES DO MAR
Neste dia, celebramos o centenário do Capitão JAQUES YVES COUSTEAU.
Durante mais de 50 anos, além de criar e desenvolver a tecnologia do mergulho, fotografia e filmagem submarina, Jacques Cousteau foi um pioneiro na defesa dos oceanos e da própria Terra, alertando desde cedo da necessidade de preservação e estudo deste rico e maravilhoso mundo. Todos os documentaristas submarinos e até mesmo terrestres são um pouco aprendizes dos filmes de Jacques Cousteau.
http://www.youtube.com/watch?v=PQiW62WW0jM&feature=related
Quantos de nós não navegamos junto ao Capitão à bordo do Calypso ? Quem não chorou junto a ele na morte de seu filho Phillipe.
Cresci vendo seus filmes. Tive o privilégio de vê-lo e ouví-lo em 1992, durante a Rio 92. Recebido como chefe de estado e herói mundial, o Aterro do Flamengo foi pequeno para aquele senhor e tanta gente que quis ouví-lo ou somente vê-lo. Formei-me biólogo marinho imaginando um dia, aprender algo sobre os oceanos e poder fazer ao menos um milionésimo do que ele fez.
Por isto, neste dia 11, com um capuz vermelho na cabeça, estarei celebrando seu legado. No local que ele mais admirava, os oceanos.
Ao comandante, agora descansando em todos os mares, com sua alma sendo alimentada por cada lembrança, cada mergulho, cada especie marinha descoberta, cada iniciativa de preservação empreendida, deixo aqui esta mensagem de que seu sonho está mais vivo do que nunca.
Luis Felipe - Biólogo marinho
Como atuar ?
Você sabia que:
· A água do mar se contaminada por esgoto, ou mesmo pelas fezes e urinas de animais domésticos que freqüentam as praias, pode ser veiculo para transmissão de várias doenças;
· A urina e as fezes destes animais uma vez depositadas na areia também podem causar diversas doenças;
· Restos de alimento deixados na praia atraem animais vetores de doenças e ainda contribuem para o aumento do número de fungos e bactérias encontrados nas areias, alguns dos quais podem causar doenças;
· O lixo sólido como plásticos e metais deixados na praia, podem ser levados pela maré e causar a morte de diversos organismos marinhos;
· Cotonetes, preservativos e absorventes estão entre os resíduos sólidos mais encontrados nas saídas dos emissários submarinos, e dependendo das correntes podem chegar as praias.
· O lixo deixado nas praias é responsável pela degradação da paisagem, causando com isto, a diminuição das receitas advindas do turismo além de levar ao aumento de despesas municipais com limpezas periódicas;
Faça a sua parte,
· Ao sair da praia, recolha todo o lixo produzido por você e descarte-os em um local apropriado;
· Não deixe restos de comida na areia; mesmo sendo matéria orgânica degradável, ela servirá para atrair animais vetores de doenças e proliferar microrganismos patogênicos;
· Não leve seu animal de estimação a praia;
· Não descarte resíduos sólidos pelo vaso sanitário, use a lixeira;
· Não despeje óleos e gorduras em pias ou ralos; armazene-os para descartá-los em local apropriado.